domingo, 31 de julho de 2011

Google caça software malicioso no Android Market

No mês passado, uma série de aplicativos que supostamente serviam como extensões para o popular game Angry Birds foi removida do Android Market pelo Google. O motivo: os programas continham código malicioso.

Eles aumentaram a lista cada vez maior de produtos retirados da loja de aplicativos do Google. Lista essa que deve continuar a crescer com o aumento da popularidade de aparelhos com sistema operacional Android.

Boa parte - talvez a maioria - dos aplicativos removidos do Android Market contêm software malicioso, ou malware. Algumas das extensões para Angry Birds, por exemplo, continham um programa espião chamado Plankton, que recolhe informações do aparelho infectado e transmite-as para um servidor remoto.

É um comportamento difundido entre programas maliciosos. Em março, foram descobertos mais de 50 aplicativos disponíveis no Android Market infectados com o código conhecido como DroidDream. Eles eram cópias piratas de aplicativos legítimos, o que ajudava a confundir o usuário.

Segundo a Lookout, empresa especializada em segurança de smartphones, o DroidDream envia para um servidor informações específicas sobre o aparelho infectado e aproveita uma vulnerabilidade do sistema operacional para instalar um segundo aplicativo malicioso.

Essa proliferação de malware no Android Market ocorre, em parte, porque o Google não verifica os aplicativos antes de eles serem disponibilizados no repositório. Esse método contrasta com o adotado pela Apple - os aplicativos oferecidos na App Store precisam passar por um processo no qual a empresa avalia se eles seguem as regras determinadas por ela.

Via: http://portuguese.ruvr.ru/2011/07/30/53957896.html

0 comentários:

Postar um comentário