terça-feira, 2 de agosto de 2011

Android conquista quase 50 por cento do mercado de smartphones

(Reuters) -A plataforma Android, do Google tomou quase 50 por cento do mercado global de smartphones, dominando na região da Ásia-Pacífico, empresa de pesquisa Canalys, disse na segunda-feira

Android, que o Google adquiriu em 2005 e lançado em telefones em 2008, é usado por quase todos os grandes fabricantes de celulares, incluindo HTC, LG, Motorola e Samsung.

Foi o número um a plataforma em 35 dos 56 países analisados pela Canalys, resultando em uma quota de mercado de 48 por cento, disse a empresa de pesquisa.

Em comparação, a Apple, que vem com 20,3 milhões de iPhones, é um distante segundo lugar com uma quota de mercado de 19 por cento, mas superou a finlandesa especializada em dispositivos móveis a fabricante Nokia como fornecedor mundial de smartphones individual.

Samsung ultrapassou a Nokia, mas a Canalys, disse que a fabricante de celulares da Coréia do Sul poderia ter feito melhor.

"A Samsung não conseguiu capitalizar totalmente sobre o estado enfraquecido da Nokia em todo o mundo, como os dias da empresa finlandesa a um período de transição desafiador," analista Canalys Chris Jones, disse.

"É o melhor fornecedor colocado a crescer às custas da Nokia, aproveitando sua escala e alcance de canais globais, mas ainda não fez o suficiente para capitalizar sobre isso, especialmente em países de mercados emergentes. "

Samsung, que vende smartphones Android, bem como seus dispositivos bada da própria marca, vendeu cerca de 17 milhões de aparelhos, um aumento de 421 por cento em relação há um ano.

O sucesso do Android no entanto vem com uma dor de cabeça para o Google e seus fornecedores.

Seu software móvel Android tem atraído uma ação da Oracle, enquanto fabricantes de celulares usando o software também foram processados ​​pela Apple e Microsoft, que reivindica uma licença perpétua para patentes existentes da Nortel.

Microsoft, cuja presença no mercado de smartphones é um mero 1 por cento, recebe dinheiro de negócios alcançado com alguns fabricantes de celulares Android, mas é por pressionar demais.

No mês passado, Apple, Microsoft ea fabricante de Blackberry RIM uniram-se com três outras empresas para ultrapaasar o Google em um leilão por patentes de redes sem fio da Nortel, que pode resultar em taxas de licenciamento enormes para o Google.

Esse movimento pode correr em obstáculos legais.

The Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto, informou que o Departamento de Justiça dos EUA está a intensificar uma investigação sobre se a Apple, Microsoft e Research in Motion que poderia usar o pacote recém-adquirida de patentes para injustamente impedir os smartphones concorrentes que estão usando software Android, do Google.

Imperturbável pelo seu fracasso para adquirir as patentes da Nortel, Google, que tem sido prejudicada pela falta da propriedade intelectual na telefonia sem fios, é dito ter mantido conversações sobre a compra de chips sem fio da InterDigital EUA empresa de tecnologia para impulsionar seu portfólio de patentes .

InterDigital, que tem um valor de mercado de 3,11 bilhões dólares e 2010 receita de US $ 395 milhões, disse nesta semana seu conselho estava avaliando alternativas estratégicas, incluindo uma possível venda da empresa ou de suas patentes.

Reportagem de Nicola Leske; edição por David Cowell)

Via: http://www.reuters.com/article/2011/08/02/uk-smartphones-research-idUSLNE77101W20110802

0 comentários:

Postar um comentário