sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Atualização Guia Nutricional Up e Guia Nutricional Up Free

Olá, estou preparando uma atualização para minhas App para Android, Guia Nutricional Up e Guia Nutricional Up Free.

A atualização é na parte de cálculos, que são as seguintes:

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Percentual de Gordura através de Medidas de Dobras Cutâneas

Utilizando o protocolo de Guedes, Prof. Dartagnan Pinto Guedes que utiliza três dobras cutâneas para o cálculo:

Homens : Tríceps, suprai-líaca e abdome


Dobra Cutânea Triciptal

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.


Dobra Cutânea Supra-ilíaca

É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.


Dobra Cutânea Abdominal

É media aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal.


Mulheres: Subescapular, supra-ilíaca e coxa


Dobra Cutânea Subescapular

A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.


Dobra Cutânea Supra-ilíaca

É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.


Dobra Cutânea da Coxa

É medida paralelamente ao eixo longitudinal, sobre o músculo reto femural a um terço da distância do ligamento inguinal e a borda superior da patela, segundo proposta por Guedes (1985) e na metade desta distância segundo Pollock & Wilmore (1993). Para facilitar o pinçamento desta dobra o avaliado deverá deslocar o membro inferior direito à frente, com uma semi-flexão do joelho, e manter o peso do corpo no membro inferior esquerdo.

Para melhor utilização essas duas telas são separadas, pois são valores diferentes de entrada pra homens e mulheres.

O resultado exibido é:

Massa Isenta de Gordura: em Kg.
Gordura Percentual: em %.
Gordura Absoluta: em kg.

Essas são as telas:

Tela Dobras Guia Nutricional

Tela Dobras Guia Nutricional


RELAÇÃO CINTURA QUADRIL

A relação entre a cintura e o quadril (RCQ), é um excelente meio para identificar a existência do risco aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Para saber se faz parte do grupo de pessoas com alto risco para desenvolver doenças do coração,é preciso descobrir qual é a relação entre a cintura e o quadril.

Com uma fita métrica meça a circunferência da cintura e divida este número pela circunferência do quadril.

Resultados superiores ou iguais a 0,8 para mulheres e 1,0 para homens, indica alto risco para doenças cardiovasculares, sendo que o risco é maior quanto maior for o valor.

Estudos científicos provaram que uma grande concentração da gordura abdominal (próxima ao coração), mesmo sem considerar o grau de obesidade, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Essa é a tela:

Tela Relacao Cintura Quadril Guia Nutricional

Essas são as atualizações prontas, porém falta ainda testes e testes, e depois outros cálculos que serão inclusos. A atualiação acontece primeiro na versão paga https://market.android.com/details?id=com.melicoapp.br.GuiaUp&feature=search_result,
depois na versão free https://market.android.com/details?id=com.melicoapp.br.GuiaUpFree&feature=more_from_developer, que deve ter um atraso de poucos dias para a atualização.

Thiago.




2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional =)

Thiago disse...

Cassia, obrigado.

Postar um comentário