quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Steve Jobs deixa o comando da Apple

Steve Jobs anunciou nesta quarta-feira que deixou o comando executivo da Apple. Em comunicado, disse que pretende seguir como presidente do conselho de administração, "se o conselho assim quiser". O comunicado informa que o preferido de Jobs para substituí-lo é Tim Cook, principal executivo de operações da companhia.

Em uma carta enviada ao conselho da Apple, Jobs afirmou sempre ter dito que "um dia, quando não pudesse mais cumprir minhas obrigações e atender as expectativas" ligadas ao cargo de executivo-chefe, "seria o primeiro a informá-los. Infelizmente, esse dia chegou. Por isso renuncio como executivo-chefe da Apple".

Jobs mencionou na carta que "gostaria de trabalhar, se a diretoria aprovar, como membro do conselho, diretor e funcionário da Apple" e indicou Tim Cook como seu sucessor.

"Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir", acrescentou. As negociações com papéis da Apple no after hours foram interrompidas antes da divulgação da notícia. O papel avançara 0,7% no fechamento do pregão regular em Nova York. Após a renúncia, a ação chegou a cair 7% no after-market.

Força criativa

Jobs é amplamente visto como a força criativa que levou a Apple a tornar-se uma das maiores empresas do mundo.

Graças a produtos inovadores e altamente populares, como o iPod, o iPhone e, mais recentemente, o iPad, a Apple tornou-se uma das marcas mais cobiçadas pelos consumidores em todo o mundo.

"A visão e a liderança extraordinárias de Steve salvaram a Apple e a guiaram à sua posição de empresa de tecnologia mais valiosa e inovadora do mundo", disse o integrante do conselho da Apple Art Levinson, sobre a saída de Jobs do cargo de diretor-executivo.

Analistas afirmam que a decisão já era esperada, tendo pouco impacto na condução cotidiana das atividades da empresa.

"Steve ainda será capaz de prestar serviços da mesma forma que ele faria se fosse diretor-executivo", disse Colin Gillis, da empresa BGC Financial.

"Mas Tim vem sendo o diretor-executivo na prática por algum tempo, e a empresa tem sido altamente bem-sucedida", afirmou o analista. Para ele, a visão e as orientações da Apple permanecem intactas.

0 comentários:

Postar um comentário