quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As Melhores Novidades do Android 4.0 - Ice Cream Sandwich

São Paulo — O Google está liberando a esperada versão 4.0 do sistema Android, conhecida como Ice Cream Sandwich. A nova versão aparece primeiro no smartphone Galaxy Nexus, da Samsung. Mas ela também será usada em outros smartphones e tablets e poderá ser instalada em alguns dos modelos atuais.
A apresentação do novo sistema aconteceu nesta quarta-feira em Hong Kong, enquanto ainda era madrugada no Brasil. As novidades vão afetar muita gente, já que, segundo o Gartner Group, o Android está presente em 43% dos smartphones vendidos no segundo trimestre deste ano. É quase o dobro da participação do segundo colocado, o Symbian, da Nokia, que roda em 22% dos aparelhos. E a participação do Android vem crescendo, enquanto a do Symbian cai.

O Ice Cream Sandwich é o primeiro Android feito para uso tanto em tablets como em smartphones. Ele leva, aos celulares, recursos que, até agora, estavam disponíveis apenas na versão Honeycomb do Android, específica para tablets. Além disso, há vários recursos que estão estreando no Android 4.0. Veja, a seguir, as cinco melhores novidades do novo sistema operacional do Google.
Reconhecimento facial
A novidade mais chamativa é que o Android 4.0 ganhou um algoritmo de reconhecimento de face. Ele é capaz de identificar, por meio da câmera frontal, a pessoa que está em frente ao smartphone. Esse recurso pode ser usado para destravar o smartphone sem que seja preciso digitar uma senha.
Fotos melhores
O Google melhorou o aplicativo que controla a câmera no Android e os recursos para ajustes em fotos. Recursos básicos de edição, como recorte e rotação de imagens, foram incluídos no Android 4.0, assim como alguns efeitos visuais.  Há, também, um assistente para a montagem de fotos panorâmicas. O usuário só precisa girar a câmera de modo a captar a cena à sua volta. O software se encarrega de transformar as imagens captadas numa panorâmica.
Ditado
O Android já contava com algumas funções de reconhecimento de voz, que serviam para tarefas específicas, como fazer buscas na web. No Ice Cream Sandwich, esse recurso foi expandido. A principal novidade é uma função de ditado. Ela permite falar palavras ao telefone em vez de usar o teclado para escrever. Ainda não sabemos em quais idiomas essa função estará disponível. Existe um recurso similar no iPhone 4S e ele funciona em inglês, francês e alemão.
Android Beam
A tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite fazer pagamentos aproximando o smartphone do terminal de caixa, ganha nova utilidade com o Android Beam. Esse recurso, incorporado ao Android 4.0, possibilita transferir links, localizações no mapa, contatos e outras informações rapidamente entre dois smartphones ou tablets com Android. Basta aproximá-los e acionar o comando na tela. O Android Beam lembra a transferência por raios infravermelhos, que era popular entre usuários de PDAs da Palm há mais de uma década.
Contatos sociais
O aplicativo People integra gerenciamento de contatos com redes sociais. O usuário fornece seus dados pessoais para acesso a serviços como Google+ e Facebook. O Android se encarrega de mostrar as informações sobre os amigos registrados nesses sites. Aplicativos similares a esse já haviam sido implementados em smartphones por fabricantes como HTC e Sony Ericsson. O Windows Phone também tem algo parecido. Mas a novidade não deixa de ser bem vinda.

Via: Info.

2 comentários:

Junior disse...

Nao vi taaaantas novidades assim... Acho que é quase uma revisao do ginger.

Junior disse...

Nao vi taaaantas novidades assim... Acho que é quase uma revisao do ginger.

Postar um comentário