sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diario do Diabetico- Artigo Sociedade Brasileira de Diabetes

O Diário do Diabetico precisa melhorar muito, mas estou muito contente com isso:

Aplicativo Brasileiro para controle do Diabetes Já está disponível


Você que é portador de Diabetes já imaginou ter em seu celular a possibilidade de ajudá-lo no controle da sua doença?  Já pensou que as alterações de glicemias podem chegar rapidamente a seu medico e ele te ajudar a modificar algo que resolva aquela questão momentânea? Pois é, agora isso já pode ser possível graças ao  aplicativo desenvolvido pelo médico  Reginaldo Albuquerque e o programador Thiago Neves. Eles tiveram a brilhante idéia de criar um aplicativo para plataforma Android (google) que vai ajudar os portadores de diabetes na difícil tarefa de controlar sua doença.
Sabemos que quase todos os diabéticos tipo 1 e muitos tipo 2 têm muitas oscilações glicêmicas durante o dia. Há uma ampla variabilidade na glicemia, principalmente devido a deficiência total de insulina nestes pacientes. Ocorre que para manter o bom controle é necesssário constantes testes de glicemia ao longo do dia, e nem sempre a pessoa sabe lidar com esses números. Devo me alimentar mais? Aplicar mais insulina? Fazer mais exercícios? Tomar algum remédio? É aí que o aplicativo pode ajudar. Se o portador de diabetes usar o sistema poderá ter contato direto, por email por exemplo, com seu medico e modificar sua atitude. Para que tudo funcione bem, é necessário “alimentar” o sistema com todas as informações que o aplicativo pede (Dados pessoais, medicamentos que utiliza, outros problemas de saúde que possui, exames laboratoriais recentes, e, claro incluir as glicemias realizadas ao longo do dia. Com isso, o sistema gera relatórios que são enviados por email ao médico cadastrado pelo próprio smartphone.
Mas não são apenas os portadores de DM1 que podem se beneficiar. Os DM2 também têm vez neste programa, pois eventualmente precisam de contato médico, por exemplo, em uma situação de infecção, dores, acidentes, enfim qualquer situação, toda história médica estará cadastrada no sistema facilitando em muito o seu atendimento imediato. Além disso, há uma lista completa com todos os medicamentos orais ou injetáveis utilizados nos dias de hoje (e podem ser facilmente atualizados) para que o paciente cadastre aquele que está utilizando com enorme precisão.
Os freqüentes quadros de hipoglicemias, por vezes intensos e muito sérios poderão receber orientação imediata, resultando muitas vezes em vidas salvas, já que sabemos que esta é uma das principais causas de morte e arritmias em diabéticos.
Consultas marcadas são agendadas para lembrete posterior, ajudando a não esquecer a data e hora das consultas.
Enfim, há ainda uma enormidade de possibilidades que apenas com maior utilização poderão ser acrescentadas. Dependerá claro da sua avaliação e colaboração. Escreva o que achou no espaço abaixo! O aplicativo está disponível na loja de aplicativos do Android (Android Market)
Acredito muito neste tipo de aplicativo, pois cada vez mais andamos com nosso smartphone para todos os lados, estamos antenados e on line quase que o dia todo. Portanto algo que venha acrescentar, melhorar o controle do Diabetes, utilizando novos recursos e ferramentas tecnológicas só poderá ser um verdadeiro sucesso.

Veja mais no link: https://market.android.com/

Marcio Krakauer
Tecnologia em Diabetes

0 comentários:

Postar um comentário