quarta-feira, 20 de junho de 2012

Apps com bugs no Android pode drenar toda a bateria do smartphone

       Uma falha no Android permite que aplicativos drenem toda a bateria do celular em menos de cinco horas, deixando parecer com MP Chines. A falha, denominada "no-sleep bug", foi descoberta por pesquisadores da Purdue University e permite que os aplicativos continuem executando tarefas pesadas mesmo quando o smartphone está em modo de espera.



       Como verificado por Y. Charlie Hu, professor de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da universidade, os smartphones com Android estão em modo de espera sempre que o usuário não interage com ele apertando botões ou tocando na tela, ou seja, na maior parte do tempo. Essa função existe com a finalidade de aumentar a autonomia de bateria, que é um fator crítico para os aparelhos desse tipo, que precisam sempre estarem funcionando para receber ligações e mensagens de texto, etc.

        Para continuar executando tarefas mesmo quando o smartphone está em modo de espera, os desenvolvedores de aplicativos utilizam uma API do Android chamada "wakelock", que permite o download de e-mails e notificações mesmo quando o aparelho está inativo. Entretanto, alguns aplicativos falham em voltar para o modo standby quando completam suas tarefas, gastando toda a energia do dispositivo mesmo sem rodar nenhuma atividade.

        Para comprovar a existência da falha, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta que analisa o código binário dos aplicativos e detecta o problema com precisão. Entre os 187 aplicativos estudados, 42 continham o erro e são potenciais responsáveis por gastar excessivamente a bateria do aparelho. A esperança é que o estudo alerte os desenvolvedores a respeito do bug, para que ele possa ser corrigido posteriormente. Via The Verge

0 comentários:

Postar um comentário