sexta-feira, 6 de julho de 2012

Especialistas preveem número alto de vírus para Android, segundo a Trend Micro

Os vírus para Android estão aumentando em níveis alarmantes, alertou a empresa de antivírus Trend Micro, de acordo com o site CNET. Segundo a companhia, no início deste ano foram detectadas mais de 5 mil aplicações maliciosas desenvolvidas especialmente para o sistema operacional móvel do Google - e estima-se que este número já esteja em 20 mil.

Até o final de 2012, a Trend Micro prevê que já estejam circulando aproximadamente 130 mil malwares para Android. De acordo com os especialistas, o Google Play está entre as plataformas utilizadas para distribuir softwares deste tipo. A empresa de segurança afirma que dúzias de aplicativos maliciosos foram baixados mais de 700 mil vezes da loja de aplicativos, antes de ser removidos pelo Google.

Os vírus para Android variam em suas funcionalidades: uns violam a privacidade de usuários e roubam dados, outros rastreiam dispositivos móveis com GPS, alguns fazem spam de publicidade e ainda há aqueles que mudam as configurações de discagem de aparelhos.

Para o diretor de segurança da Trend Micro, o crescimento de malwares para Android demonstram o nível de interesse criminoso pelas plataformas móveis, em especial pelo sistema operacional do Google, que atualmente detém mais de 50% do mercado no segmento.

O Google ainda não comentou o alerta da Trend Micro.

0 comentários:

Postar um comentário