Um mês após lançar seu primeiro aplicativo de pesquisas e compras para
smartphones, desenvolvido para aparelhos BlackBerry pela Navita e que
estava disponível em uma primeira fase apenas para o Brasil, o
MercadoLivre anunciou nesta segunda, 4, as versões para iOS e Android e
ainda a extensão da disponibilidade do app para BlackBerry OS a todos os
13 países em que atua na América Latina. As duas novas versões para os
sistemas operacionais do Google e da Apple, ambas desenvolvidas por três
jovens e adquiridas pela empresa, já estavam em teste na App Store e no
Android Market há cerca de um mês e, de acordo com o CTO do grupo
latino-americano, Daniel Rabinovich, já alcançavam mais de 100 mil
downloads para iOS e 20 mil para Android. No mesmo período, foram
registrados 15 mil apps para BlackBerry baixados. “Esperamos que com a
oferta do aplicativo para BlackBerry para os demais países da região e
os lançamentos para iOS e Android que esses números aumentem
consideravelmente”, avalia Rabinovich.
O desenvolvimento dos aplicativos para plataformas móveis é resultado
da estratégia da empresa de abrir suas APIs (interface de programação de
aplicativos). “A tecnologia evolui muito rápido e decidimos criar
nossas próprias disrupturas. Inovamos internamente para que outros não
nos ultrapassem”, diz o CTO.
A empresa optou por desacoplar seus sistemas e encapsular as partes
críticas em APIs para acelerar o processo de inovação. O site do próprio
MercadoLivre foi reconstruído em cima dessas APIs como forma de colocar
à prova todas as suas funcionalidades. APIs de cadastramento e de
pagamento direto pelos aplicativos ainda estão em fase de finalização de
desenvolvimento interno. “Não queremos simplesmente portar as
funcionalidades, mas sim aproveitar características próprias dos
smartphones para fazer as validações, sem que precisemos, por exemplo,
mandar email de validação”, explica.
No momento, tanto o cadastro no MercadoLivre e MercadoPago quanto o
pagamento das compras não podem ser feitos pelos aplicativos móveis. Uma
vez efetuada a compra, o cliente precisa acessar a web para realizar o
pagamento.
Telas
A ideia do MercadoLivre é estar presente em todas as telas e não deve
demorar até vermos o primeiro aplicativo para TVs conectadas. A empresa
já foi procurada por um fornecedor de smart TVs e as negociações estão
em andamento para levar à plataforma de TV um aplicativo de busca de
produtos e compras utilizando o controle remoto.
“Estamos abrindo as APIs e montamos um programa de revenue share para
incentivar os desenvolvedores e deixar que eles criem aplicativos para
todas as telas”, revela Rabinovich.
Atualmente, as APIs estão disponíveis apenas para um grupo seleto de
desenvolvedores, parceiros de negócios mais próximos, explica o diretor
geral do MercadoLivre no Brasil, Helisson Lemos. “Mas estamos preparando
um grande anúncio para torná-las públicas no primeiro semestre de 2012,
quando começaremos um trabalho mais forte de captura de profissionais”,
diz.
Centro de desenvolvimento
Além de dois centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na
Argentina e do recém anunciado centro em Palo Alto, na Califórnia, o
MercadoLivre anunciou que terá também um centro de P&D no Brasil em
2012. “Com a criação de APIs podemos explorar talentos em diferentes
países e aproveitar assim o conhecimento de particularidades de cada
mercado local”, ressalta o CTO. “Estamos buscando parceria com
universidades brasileiras e buscando também desenvolvedores que
trabalham na comunidade OpenSource”.
Evento
A Converge Comunicações, empresa que edita este noticiário, organiza no
dia 8 de novembro o primeiro grande encontro do mercado de aplicativos e
conteúdos para TVs conectadas. O TV.APPs reunirá fabricantes de TVs,
desenvolvedores de aplicativos, grupos de mídia, publicitários e
anunciantes para discutir a criação desta nova plataforma.
Entre os temas que serão debatidos estão as lojas de aplicativos e seus
modelos de negócios; os conteúdos patrocinados; o Ginga, as plataformas
abertas e os ambientes proprietários; a nova janela para conteúdos de
cinema e TV.
Entre participantes do evento estão Milton Neto, da LG; Rafael Cintra,
da Samsung; Marcelo Varon, da Sony; David Britto, da Totvs; Salustiano
Fagundes, da HXD; Fernando Chamis, da Webcore Games; Ricardo Godoy, da
BurtiFilmes e ITBN; e Pedro Acácio Bergamasco, do Banco do Brasil.
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