sexta-feira, 29 de março de 2013

Ataque contra ativistas tibetanos usa vírus 'exclusivo' para Android


A fabricante de antivírus Kaspersky Labs alertou para um vírus feito exclusivamente para o sistema Android, do Google, usado em celulares e em tablets, que pode roubar dados pessoais do aparelho.
O malware foi identificado em um ataque direcionado contra ativistas tibetanos e, segundo a empresa, não há risco de atingir outros usuários. Entretanto, o vírus pode se espalhar pela internet e atingir usuários da plataforma, alerta a Kaspersky.
O ataque usa também engenharia social - conjunto de técnicas para manipular o ser humano -, para conseguir informações pessoais das vítimas e, assim, invadir seus smartphones. No dia 24 de março, hackers entraram na conta de um dos líderes do ativismo tibetano, acessando seus e-mails e sua lista de contatos armazenados no celular.
Foi enviado um e-mail para a vítima falando sobre uma conferência na Suíça  teve a presença de diversos líderes ativistas. No e-mail havia um arquivo anexado "WUC’s Conference.apk". Ao abrir este e-mail no celular com Android, ele instalava um aplicativo chamado "Conference". Ao iniciar o "app", o usuário tem acesso a um texto com erros de ortografia falando do evento.
O aplicativo aberto coletou informações pessoais presentes no celular. Após a vítima receber uma mensagem SMS do "serviço" e a responder, os dados roubados foram enviados ao hacker. Entre os dados roubados estão lista de contatos presente no celular e no chip do usuário, histórico de ligações, mensagens SMS enviadas e recebidas, localização geográfica e dados sobre o aparelho como modelo, número do telefone e versão do Android instalada.
De acordo com a Kaspersky, o código do vírus apresenta pistas de que seus criadores são chineses.

0 comentários:

Postar um comentário