sexta-feira, 22 de março de 2013

Chrome e Android continuarão separados, diz diretor executivo da Google


O Diretor Executivo da Google, Eric Schmidt, afirmou nesta quinta-feira que o Chrome e o Android continuarão sendo sistemas operacionais separados, com cada um atendendo a requisitos e situações específicas. Durante participação em um evento em Delhi, na Índia, o executivo disse que haverá mais coisas em comum entre eles, mas que continuarão separados por um longo tempo porque resolvem problemas diferentes.
“Chrome e Chromium são os melhores sistemas de desenvolvimento e autoria em HTML5 em todo o mundo”, disse Schmidt em acordo com vídeo divulgado por uma emissora de TV local. "O Android, com seu ambiente de desenvolvimento primariamente baseado em Java, resolve um problema diferente", disse ele. Chromium é o nome dado à versão Open Source do Chrome.
A Google anunciou recentemente que Sundar Pichai, um vice-presidente sênior da empresa que lidera as equipes do Chrome OS, Chrome Browser e Google Apps, também será responsável pelo desenvolvimento do Android, substituindo Andy Rubin. Rubin foi o criador do sistema, originalmente projeto de uma startup chamada Android, Inc. que foi fundada em 2003 e adquirida pela Google em 2005.
A mudança levantou questões sobre se a Google pretendia abandonar um de seus sistemas operacional. Mas segundo Schmidt “Não tomamos decisões baseados em quem é o líder. Na Google tomamos decisões baseadas em para onde a tecnologia irá nos levar”.
Tanto a Apple quanto a Microsoft tem sistemas operacionais separados para PCs e dispositivos móveis. O Mac OS X roda em MacBooks, iMacs e nos Mac Pro, e o iOS é usado no iPhone, iPad e iPod Touch. De forma similar a Microsoft tem o Windows RT para tablets e híbridos com processadores ARM, o Windows Phone para smartphones e o Windows para PCs.
Em resposta à outra pergunta Schmidt disse que a Apple continuará a ser uma inovadora no mundo da tecnologia e a “fazer produtos lindos”, independente de sua participação no mercado. A Apple é uma das principais concorrentes de empresas como a Samsung Electronics, que é a principal fabricante de aparelhos com o sistem operacional Android.

0 comentários:

Postar um comentário