quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rivais processam Android por "inveja", diz diretor da Google

Em evento no Japão, Eric Schmidt afirmou que ações judiciais recentes da Apple e Microsoft foram causadas pelo sucesso do sistema móvel de sua empresa.

Se o diretor da Google, Eric Schmidt, está preocupado com os vários processos por violação de patentes contra os fabricantes de aparelhos Android, ele com certeza não está demonstrando.

Durante uma sessão de perguntas e respostas na conferência Mobile Revolution, da Google, em Tóquio, o executivo descartou os processos feitos por gigantes do mercado como Apple, Microsoft e Oracle como “diversão legal”, de acordo com uma reportagem do site ZDNet Asia. Schmidt sugeriu que as ações, que foram feitas contra grandes fabricantes Android como Motorola e HTC, eram resultado da inveja pelo sucesso do Android durante seu rápido crescimento como uma força no mercado de sistemas operacionais móveis.

“Vimos uma explosão de aparelhos Android entrando no mercado e, em razão do nosso sucesso, os rivais estão respondendo com processos, já que não conseguem responder com inovações”, disse. “Não estou muito preocupado com isso.”

Schmidt também afirmou ter confiança de que a Google pode ajudar a HTC a subverter uma decisão inicial da ITC (Comissão Internacional do Comércio) afirmando que os smartphones Android da fabricante tinham recursos chave que infringiam duas patentes da Apple. Apesar de não ter entrado em detalhes de como a Google planejava ajudar a HTC, o executivo disse que a empresa apoiava a fabricante e garantiu que “nos certificaremos que eles não percam”. Atualmente, a HTC está apelando a decisão inicial do juiz e espera que um veredito final seja anunciado até o final do ano.

O envolvimento da Google em ajudar a HTC a se defender da Apple é um reflexo da ameaça que os processos representam para o modelo da gigante de buscas de oferecer aos fabricantes de aparelhos uma plataforma de uso livre. Isso é especialmente verdade porque, como escreveu o especialista em patentes de software Florian Mueller, as tecnologias cobertas nas patentes da Microsoft e da Apple (do processo) são centrais para o sistema Android.

“Elementos fundamentais da tecnologia e da arquitetura do Android estão em jogo”, diz Mueller. “É difícil ver como qualquer aparelho Android não poderia violá-las, ou como as companhias poderiam resolver isso.”

Via: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/07/20/rivais-processam-android-por-inveja-diz-diretor-da-google/

0 comentários:

Postar um comentário